A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é composta por 17 Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS), constituindo um quadro inovador e ambicioso para orientar os esforços de todos.
Os 17 objetivos, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, reunidos em Assembleia Geral, visam resolver as necessidades das pessoas tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que “ninguém deve ser deixado para trás”. Compreendem uma ampla gama de questões, desde erradicar a pobreza até garantir uma vida saudável, uma educação de qualidade, igualdade de género, promovem a utilização de energia limpa, trabalho decente, inovação e infraestruturas sustentáveis.
A Agenda 2030 organiza-se em 5 princípios enquadradores, os chamados 5P - Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – os quais fornecem também uma base para organização dos ODS. Os objetivos correspondem igualmente a uma visão integradora das várias dimensões do desenvolvimento sustentável – económica, social e ambiental, as quais se interligam entre si nos vários objetivos.
“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos” Ban Ki-moon.
Fonte: Abreu, J., António, J.H.C., Cerol, J., Ferreira Reis, R. & Ribeiro, A. (2023). Índice de Sustentabilidade Municipal 2023. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa
Ferreira, P.M. Rumo a 2030: Campanha para a promoção dos ODS e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD); Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF)
https://www.imvf.org/wp-content/uploads/2020/04/estudo-rumo-a-2030-os-municipios-e-os-ods-imvf.pdf