Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2), visa "Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável".
Este ODS tem como objetivo erradicar a fome em todas as suas formas até 2030, garantindo o acesso universal a uma alimentação segura, nutritiva e suficiente durante todo o ano.
A alimentação é um direito humano e engloba um variado conjunto de dimensões, tais como saúde, a economia e a cultura.
É tempo de repensar como cultivamos, partilhamos e consumimos a nossa comida. Atualmente, os solos, água doce, oceanos, florestas e biodiversidade degradam-se rapidamente. As alterações climáticas exercem uma pressão ainda maior nos recursos de que dependemos, aumentando os riscos de desastres naturais.
A valorização dos agricultores e produtores locais, a ligação com os centros urbanos, bem como a transição para uma agricultura mais sustentável serão fatores determinantes para a segurança alimentar e nutricional das populações.
Fonte: Abreu, J., António, J.H.C., Cerol, J., Ferreira Reis, R. & Ribeiro, A. (2023). Índice de Sustentabilidade Municipal 2023. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa
Ferreira, P.M. Rumo a 2030: Campanha para a promoção dos ODS e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD); Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF) https://www.imvf.org/wp-content/uploads/2020/04/estudo-rumo-a-2030-os-municipios-e-os-ods-imvf.pdf