A G U A R D E

Troca por troca: deixe um livro, leve outro

11

“Troca por troca: deixe um livro, leve outro” é um projeto municipal de leitura pública, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e pretende envolver a comunidade local numa campanha de oferta e troca de livros usados.

Esta iniciativa concelhia, que arrancou em 2016, permite potenciar o interesse pelo livro, consolidar hábitos de leitura, bem como, proporcionar o acesso a novas leituras e à renovação das coleções particulares.

Esta iniciativa tem como objetivo estimular, desenvolver e consolidar hábitos de leitura através de iniciativas de cedência e troca solidária de livros que permitirão, aos seus participantes, renovar as suas coleções particulares.

 

1. CAMPANHAS E FEIRAS TROCA POR TROCA

As campanhas de “Troca por troca” consistem na cedência gratuita e desinteressada de livros que ficarão, posteriormente, disponíveis para troca por outros livros, não envolvendo, esta iniciativa, qualquer tipo de custos, prazos ou empréstimos.

A participação na troca de livros está aberta a todos aqueles que estejam disponíveis para trocar livros das suas coleções particulares por outros que ainda não tenham lido.

Nas Feiras de Troca, os participantes poderão trocar os seus livros, no máximo, pelo mesmo número de livros que cederam. Nos casos em que os interessados não tenham cedido nenhum livro podem, da mesma forma, usufruir da iniciativa estando, no entanto, limitados ao levantamento de apenas um livro.
As campanhas e feiras Troca por Troca realizam-se duas vezes por ano, em abril/maio e em novembro/dezembro.

2. QUIOSQUES “TROCA POR TROCA”

A iniciativa “Quiosques Troca por Troca” é uma extensão do projeto de leitura municipal “Troca por troca: deixe um livro, leve outro” e pretende, de uma forma descomprometida, envolver a comunidade numa campanha de oferta e troca de livros usados.

Os “Quiosques Troca por Troca”, que foram inicialmente inaugurados em maio de 2018, assumem-se como minibibliotecas livres, através das quais os seus destinatários poderão, a título particular, trocar livros e leituras, potenciando-se assim a estimulação, o desenvolvimento e consolidação de hábitos de leitura.

De 2018 a 2019, os dois “Quiosques” estiveram, sazonalmente, de maio a setembro, nos parques da cidade, disponíveis a todos os transeuntes interessados em adquirir, sem compromissos e a título gratuito, livros usados.

Depois de um interregno devido à pandemia, os “Quiosques Troca por Troca” voltaram num novo formato. A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco passou a emprestá-los, a título de cedência temporária de dois meses, às freguesias do concelho que apresentassem interesse em requisitar este “serviço” para dinamização junto da sua comunidade.
Devido ao sucesso e impacto que esta boa prática teve junto da comunidade, a mesma já foi replicada nas freguesias de Gondifelos e Ribeirão.

3. A MINHA EMPRESA A LER

Numa clara lógica de atingir um segmento de público que normalmente se encontra mais distante da frequência das bibliotecas, e por isso regista menos hábitos de leitura, a população adulta empregada, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco decidiu avançar, este ano, com a implementação e dinamização mais uma iniciativa associada ao projeto “Troca por Troca: deixe um livro leve outro”, junto das empresas instaladas no território famalicense.

Assim, numa experiência piloto, a iniciativa arrancou em março de 2023, enquadrada na Semana da Leitura Concelhia, nas empresas Continental Mabor (Lousado), Riopele (Pousada de Saramagos) e Coindu (Joane).

Com um formato idêntico ao projeto “Troca por Troca: deixe um livro leve outro”, esta iniciativa realizou-se num formato de “Feira de Troca”, dentro das empresas, e pretendia, de uma forma descomprometida e a título particular, envolver a população adulta empregada numa campanha de oferta e troca de livros usados, potenciando-se assim a estimulação, o desenvolvimento e consolidação de hábitos de leitura.